A Arca de Noé Vegetal

A preocupação com uma eventual catástrofe global que culminasse na extinção de todas espécies vegetais, causando uma redução drástica no fornecimento de alimentos no planeta Terra em um futuro próximo, fez com que a Noruega construísse o Svalbard Global Seed Vault, conhecido como Cofre de Sementes Global, Abóbada do Juízo Final, Bunker Vegetal, Banco de Sementes Mundial ou sua denominação mais emblemática, Arca de Noé Vegetal.
No que consiste esta invenção norueguesa? Teria uma estrutura física mais aprimorada do que a da arca citada nas escrituras da bíblia sagrada, que salvou todas as espécies animais do dilúvio ? Na realidade, a engenhoca nórdica é um imenso silo para armazenar uma larga variedade de sementes de plantas, que possam servir de comida para o ser humano, em caso de ocorrer uma tragédia ambiental em escala mundial que findasse a existência do alimento de origem vegetal na posteridade.
A instalação deste compartimento subterrâneo à cento e vinte metros de profundidade na gélida montanha de Platåberget, situada na ilha norueguesa de Spitsbergen em 26 de fevereiro de 2008, concretizou-se estrategicamente, pois sua localização em ambiente com temperaturas médias abaixo de zero graus Celsius numa região montanhosa, acima do nível do mar, preveniria que qualquer sinistro causasse a destruição das sementes armazenadas, seja por uma possível pane no

 

sistema de refrigeração ou por incidência de cataclismos.
Em seus depósitos existem amostras vegetais de vários regiões do mundo, inclusive exemplares de leguminosas, oriundas do Brasil, haja vista que este banco vegetal é gratuito e disponibilizado para que qualquer nação possa guardar suas espécimes agrícolas livres de todo tipo de ameaças.
No ano de 2015, em decorrência da guerra civil na Síria, ter danificado o principal estoque de sementes daquele país, na região de Aleppo, pela primeira vez, foi solicitado ao supramencionado banco de germoplasma mundial o envio de uma certa quantidade de grãos para recuperar as culturas agrícolas sírias.
A contribuição dos descendentes dos vikings para a preservação da fonte de alimento vegetal da humanidade é incalculável, serve de exemplo a outros países abastados socioeconomicamente e aos conglomerados empresariais da iniciativa privada em investir na tecnologia necessária para elaboração de programas ou projetos em prol da erradicação da fome ou de enfermidades, que já assolam diversos territórios do continente africano.

FONTES
Banco de sementes – A arca de Noé da plantas.

http://bit.ly/2hjblLN
Existe uma “Arca de Noé” de vegetais em uma ilha da Noruega. GALILEU. Disponível em:

http://glo.bo/2hrUJPH
Noruega constrói bunker para evitar o apocalipse agrícola| EXAME.com. Disponível em: http://abr.ai/2hpW2Sf
Abren la Bóveda del Fin del Mundo por primera vez. Periodismo Viral. Disponível em:

http://bit.ly/2gWZGiX