Assoprar velas do bolo de aniversário aumenta em 1.400% o número de bactérias

Resultado de imagem para Assoprar velas do bolo de aniversário

Todo mundo em algum aniversário já se pegou pensando sobre o quanto é nojento comer um bolo onde outra pessoa assoprou as velas. Muitos irão dizer que isso é bobagem, ou frescura, mas soprar as velas de aniversário do bolo, pode ser algo bastante nojento e até perigoso para a saúde.

Foi o que uma pesquisa feita pela Universidade de Clemson, localizada na Carolina do Sul nos Estados Unidos, tentou explicar. Segundo os dados coletados pela pesquisa, esse simples ato que já vem de uma tradição antiga, aumenta em até 1.400% o número total de bactérias na parte mais externa do bolo, onde geralmente vai a cobertura. Isso porque não estamos falando de uma pessoa gripada ou com outra doença, as bactérias são de uma pessoa saudável.

Essa descoberta bastante interessante, foi divulgada pela revista científica, Food Research, no mês de maio ainda deste ano. A pesquisa foi um conjunto de análises bacterianas de diversos bolos de aniversário onde pessoas assopraram as velas até que elas apagassem. Além disso, foram usados outros bolos de aniversário para análise onde ninguém assoprou as velas.

Apesar de ser um pouco nojento, essas bactérias encontradas nos bolos de aniversário após os aniversariantes assoprarem as velas, compõem as bactérias e os microrganismos que são encontrados em nosso sistema respiratório. Portanto, elas por si só não são prejudiciais à saúde de ninguém. Os pesquisadores que lançaram o estudo asseguram que o ato é mais nojento do que perigoso. No entanto, há algumas exceções, como o caso do aniversariante estar doente e acabar transmitindo a doença através de vírus e bactérias.

O professor que ensina segurança alimentícia e que também foi coautor nesse estudo, Paul Dawnson, explica: “Se alguém soprar 100.000 vezes uma vela, aí a chance de você ficar doente ao comer o bolo provavelmente seria muito mínima”. Ele assegura que as bactérias que foram encontradas são totalmente inofensivas para os convidados que forem comer o bolo.

Mas é importante lembrar que diversas doenças são espalhadas pelo ar, como o caso da gripe ou da tuberculose. O simples ato de assoprar velas do bolo de aniversário, pode fazer com que todos os convidados fiquem contaminados pela doença. Por isso é importante ter o bom senso e se abdicar quando necessário dessa tradição.

Além do que pode ser nojento para muitas pessoas comer um bolo em que está carregado por bactérias. Por isso, hoje em dia existe os chamados de bolo falso, ou bolo de enfeite, que servem apenas para o aniversariante colocar na mesa do bolo e assoprar a vela. O bolo real que será distribuído para os convidados, é apresentado após os parabéns já devidamente cortados e livres dessa proliferação de bactérias.