Britânico realiza ataque terrorista em Londres deixando 40 feridos

Londres

À tarde do dia 22 de março de 2017 foi marcada por medo e terror para muitos londrinos. O ataque terrorista aconteceu próximo ao Big Ben, um dos locais mais movimentados de Londres.

Após uma série de atropelamentos na Ponte de Westminster, o autor do crime abandonou o veículo e seguiu correndo em direção ao Parlamento matando a facadas um policial desarmado. O agressor morreu após ser alvejado com tiros de outros agentes que se encontravam no local.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades locais, o ataque deixou um total de 40 feridos, alguns hospitalizados em estado crítico e apresentando risco de vida. Foram mortos um casal americano, uma britânica e um policial britânico.

Além de britânicos, entre os atingidos havia adultos e crianças de nacionalidades americana, francesa, romena, sul-coreana, grega, chinesa e alemã.

Autor do ataque identificado e prisões por suspeitas de atos terroristas

O britânico, Khalid Masood, de 52 anos, foi identificado pela polícia londrina como autor do ataque realizado em Westminster. Nascido em Kent, sudeste da Inglaterra, porém residindo em West Midlands, região central, segundo a polícia, apesar de condenado por agressões, danos à ordem pública e porte de arma, Massod não era alvo de investigações relacionadas a ataques terroristas.

A polícia declarou que as oito pessoas detidas após o ocorrido, entre elas homens e mulheres, são suspeitas de preparar ações terroristas. Três das prisões foram realizadas em Birmingham, local em que o carro utilizado foi alugado.

Até o momento não foram encontradas aparentes ligações a grupos terroristas. Entretanto, segundo a agência Amaq, o grupo extremista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque a Londres.

Família real usa Twitter para manifestações sobre o ataque

Por meio de comunicados publicados no Twitter, a rainha Elizabeth II e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, manifestaram suas condolências a todos os afetados pelo ataque em Westminster. Lamentando o trágico acontecimento, a rainha declarou: “Meus pensamentos, orações e minha mais profunda simpatia estão com todos aqueles que foram atingidos pela terrível violência de ontem”. Com o mesmo pesar, na página oficial da duquesa e dos príncipes Harry e William, foi postada parte do discurso inicial realizado por Kate Middleton no evento de lançamento da série de filmes Out of the Blue: “Antes de começar, eu sei que todos vocês gostariam de se juntar a mim em mandar nossos pensamentos e orações para todos aqueles que foram afetados pelo terrível ataque de ontem em Westminster…”. Representantes de vários países também manifestaram apoio e solidariedade pelo lamentável acontecimento.