Com um grande número de ciclovias a Alemanha está buscando se tornar cada vez mais sustentável

Image result for ciclovias a Alemanha

A cidade de Berlim, capital da Alemanha, tem a sua extensão menor que a cidade de São Paulo, mas possui mil quilômetros de ciclovias, enquanto a capital paulista possui quase duzentos e cinquenta quilômetros. Com o uso de bicicletas aumentando no mundo todo, o governo da Alemanha motivado por essa ação mais sustentável, anunciou que uma ciclovia vai ser construída ao lado de uma estrada, com extensão de sessenta quilômetros e com o objetivo de diminuir o trânsito da parte mais populosa do país. A quantidade de bicicletas na Alemanha atingiu a marca de 74 milhões, ficando na frente da frota automobilística, que chegou aos 48 milhões de veículos.

Em qualquer local do país, é muito simples alugar uma bicicleta. Na capital do país, esse meio de transporte é facilmente emprestado para dar uma volta. Será preciso acessar à internet e colocar alguns dados no site, como por exemplo o da Bike Surf. Depois são passadas as informações para ver o local onde a pessoa poderá pegar a bicicleta, que outra pessoa irá emprestar em consideração.

Existem mais de quatrocentos serviços como o do Bike Surf em Berlim, que fazem compartilhamento sem nenhum custo. A quantidade de pessoas que estão procurando esse tipo de serviço aumentou bastante no último ano.

Uma cidade alemã que fica na fronteira com a Suíça chamada Freiburg, onde é encontrado  o bairro de Vauban,  que é considerado o mais ecológico do planeta. O bairro é bastante silencioso, apesar dos seus cinco mil moradores.

Apresentando também diversas edificações sustentáveis, o bairro tem a menor relação de automóvel por habitante do país, com 222 carros para cada 1.000 moradores. Na capital são 324 e em São Paulo, são 600 veículos.

Em Freiburg as bicicletas não são o único meio de transporte mais sustentável usado, outro meio muito eficaz e usado no país, são os bondes elétricos. Sem poluição sonora e sem fumaça, eles ainda andam sempre nos horários, gerando um sentimento de orgulho para os alemães.

Apesar da grande quantidade de bicicletas que o país possui e do transporte público eficaz, a Alemanha possui algumas das melhores montadoras de automóveis do planeta. O governo que vem trabalhando para que cada vez mais o país se torne mais sustentável, traçou uma meta arrojada de chegar em 2020, com uma frota de um milhão de carros elétricos.