Duda Melzer: nome de destaque no cenário do empreendedorismo nacional

Eduardo Sirotsky Melzer, mais conhecido como Duda Melzer, é presidente do Grupo RBS, que é um conglomerado de mídia que detém marcas de jornalismo e entretenimento no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, é fundador e chairman, ou seja, presidente dos acionistas, da e.Bricks, empresa de investimentos no ramo digital de atuação no Brasil e nos Estados Unidos. Oriundo de uma família de empreendedores, é neto do fundador do conglomerado sulista e assumiu a presidência-executiva do grupo em 2012, sucedendo o tio, Nelson Sirotsky, que ficou 21 anos no cargo.

Duda Melzer se formou em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com 26 anos. Tem MBA, Master Bussiness Administration (Mestrado em Administração de Negócios), e dois cursos na Harvard Business School, escola de pós-graduação da Universidade de Harvard, Estados Unidos. É conselheiro da Bienal do Mercosul, mostra internacional de arte contemporânea da Fundação Iberê Camargo que acontece em Porto Alegre. Além disso, também é conselheiro da maior loja de vinhos da América Latina, a Wine.com.br, e da e.Bricks Digital.

O início de sua carreira foi na América do Norte, em 2002, como Analista Sênior da Delphi Corporation, em seguida, assumiu o cargo de Diretor-Geral da empresa BoxTop Media, especialista em mídia não tradicional. Ao mesmo tempo, entrou na rede de comunicação da família nos Estados Unidos. Depois de 3 anos como presidente-executivo do Grupo RBS, Duda Melzer foi nomeado em 2015 presidente do Conselho de Administração do conglomerado.

Uma de suas maiores inspirações é o americano John Davis, um dos consultores mais prestigiados do mundo, especialista em negócios familiares e professor de Harvard. Se conheceram em 1999, quando o Grupo RBS foi o primeiro cliente de Davis no Brasil. Depois de sua consultoria e suas regras de excelência em governança, o conglomerado tornou-se um dos maiores e mais importantes grupos de comunicação do país. Somado a Davis, encontram-se Jim Collins e Ram Charan, também consultores do grupo.

Duda Melzer acredita que para ser um bom líder não basta o conhecimento de administração financeira, é preciso saber administrar o ambiente do local de trabalho, motivando, desenvolvendo habilidades dos seus subordinados, reconhecendo seu empenho e sabendo reter e até demitir. Considera essencial que se tenha capacidade de identificar e desenvolver novas aptidões e talentos.

Todo esse esforço foi reconhecido. Em 2015, seu currículo foi agraciado com um importante prêmio, pois teve seu nome incluído na lista de líderes da Cambridge Institute for Family Enterprise, uma seleção que anualmente nomeia 25 integrantes de famílias empreendedoras de todo o mundo que se destacam pela liderança nos negócios e como exemplos para a sociedade.

Saiba mais:Duda Melzer ressalta a importância da gestão de pessoas