Duda Melzer: Um dos jovens executivos mais bem-sucedidos do Brasil

Com apenas 44 anos de idade, Eduardo Sirotsky Melzer, mais conhecido como Duda Melzer, já pode ser considerado um dos mais bem-sucedidos executivos do Brasil. Acumulando as funções de CEO (2012) e chairman (2016) do Grupo RBS, o jovem executivo possui a responsabilidade de comandar um dos maiores conglomerados de mídia do país, sediado no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, Duda Melzer é fundador e também chairman da e.bricks digital, empresa de investimentos voltada aos setores de tecnologia, e-commerce e mídias digitais.

 

Neto de Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador do Grupo RBS, e sobrinho de Nelson Sirotsky, ex-presidente da corporação, Eduardo, porém, deu início a sua vida profissional longe da companhia empreendida por seus familiares. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Duda Melzer possui MBA pela Harvard Business School e foi, nos Estados Unidos, que iniciou sua carreira. Na américa do norte chegou ao cargo de analista financeiro sênior da Delphi (empresa de peças automotivas); além de diretor-geral da BoxTop Media, empresa de mídia não-tradicional.

 

Duda Melzer chegou ao Grupo RBS no ano de 2004, e antes de alcançar a presidencia executiva, exerceu os cargos de Diretor-geral para o Mercado Nacional; Vice-presidente de Mercado e Desenvolvimento de Négocios, onde encarou a responsabilidade de ampliar a influência do Grupo a nível nacional; e Vice-presidente executivo. Nessa última função, Eduardo possuia como principal tarefa o desenvolvimento e expansão do Grupo RBS nos segmentos digitais.

 

Durante sua gestão como presidente executivo, iniciada em 3 de julho de 2012, o Grupo RBS foi escolhido como uma das empresas mais confiáveis do mercado, de acordo com levantamento da DOM Strategy Partners, consultoria paulista especializada em estratégia corporativa. Nessa mesma pesquisa o Grupo RBS foi considerada uma das três companhias que mais geraram valor, no ano de 2014, para seus clientes, ao lado de gigantes como Google e TV Globo.

 

O fato de comandar uma empresa familiar faz com que Duda Melzer possua uma atenção especial com a governança de sua corporação. Segundo Eduardo, um bom gestor dever ser proativo, sendo capaz reconhecer as habilidades, motivar e servir de modelo para os colaboradores. Para ele, os funcionários representam o maior ativo da empresa e devem ser valorizados ao máximo. Nesse sentido, Eduardo tem como grande influência o professor e especialista em negócios familiares John Davis. Os dois mantêm uma relação profissional que remete a 1999, enquanto o executivo ainda estudava em Harvard e Davis era professor nessa mesma instituição.

 

Ao longo de sua trajetória Eduardo recebeu prêmios e nomeações de destaque, corroborando sua posição como um dos mais notáveis executivos de sua geração. Dentre algumas: (2015) Premiado como Empreendedor do Ano (Ernst e Young), na categoria Family Business; (2015) Premiado com o Mérito em Administração, no setor Privado; (2013) Premiado como Empresário de Comunicação do Ano da Semana ARP de Comunicação; (2009) Destaque Profissional da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), na categoria Executivo de veículo. Além disso, ainda se destaca por ser conselheiro, atualmente, da Bienal do Mercosul, Fundação Iberê Camargo e da Wine.com.br.