Eduardo Sirostky Melzer lidera debate sobre Governança Corporativa

Para o lançamento do novo livro de Sandra Guerra, chamado “A caixa-preta da governança”, o atual presidente da rede de lojas Renner, que é uma das maiores do país no ramo, José Galló, participou de uma roda de debates com o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, acerca dos maiores desafios dos dias de hoje para a governança corporativa no Brasil. O evento aconteceu na cidade de Porto Alegre, no espaço da Livraria Cultura.

Consultora há vários anos, Sandra Guerra já trabalhou para o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), ocupando a função de presidente do conselho da instituição durante quatro anos. Nessa obra recém-lançada, a autora se baseou em uma pesquisa realizada com um grupo de cerca de cem conselheiros brasileiros, através da qual tentava-se comprovar que os profissionais que trabalham como conselheiros tem suas funções divididas em três categorias fundamentais, direcionar as estratégias, controlar e monitorar a empresa ou instituição de forma contínua, e por fim, fornecer um aconselhamento correto para a gestão da corporação.

Durante o evento, que foi organizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC), os executivos José Galló e Eduardo Sirotsky Melzer debateram sobre o tema “Uma viagem pelo mundo comportamental dos conselhos”. Durante a roda de discussões, ambos expressaram as suas opiniões sobre como deve funcionar e quais são os principais deveres de um conselho administrativo nas empresas.

Aproveitando a pertinência do tema, Eduardo Sirotsky Melzer discursou acerca de sua experiência por fazer parte do Conselho de Administração do Grupo RBS, citando algumas informações e exemplos sobre funciona a relação entre o conselho e Claudio Toigo Filho, que é CEO do grupo. Ele também aproveitou para responder questões muito perguntadas sobre como é administração de um negócio familiar, tendo em vista que é comum existirem muitas dúvidas acerca desse modelo de empresa.

Ainda segundo o executivo, praticar uma governança de alto nível é uma questão essencial para o crescimento de uma corporação, além de ser o fator chave para a criação de um espaço de trabalho mais produtivo e com metas compatíveis aos objetivos da empresa a longo prazo.

O empresário Eduardo Sirotsky Melzer se formou em Administração de Empresas pela PUC do Rio Grande do Sul, e cursou várias especializações para enriquecer o seu currículo, incluindo uma pós-graduação na famosa Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Quando passou a exercer a função de presidente do Grupo RBS, conglomerado de mídia criado na década de 50 pelo seu avô, o executivo investiu em estratégias relacionadas a criação de canais de mídia digital.

Considerado como um dos empreendedores mais bem-sucedidos do Brasil na área de comunicação, Eduardo Sirotsky Melzer é um dos líderes globais do renomado Cambridge Institute for Family Enterprise, uma instituição que apoia a educação e a troca de experiências entre os empresários que atuam no segmento dos negócios familiares. Além disso, o executivo vem acumulando vários prêmios relacionados a área de empreendedorismo nos últimos anos, sendo também convidado para participar de eventos corporativos e universitários na condição de especialista em empresas familiares.