Fifa anuncia que Copa do Mundo terá 48 seleções participantes

A partir de 2026, a Copa do Mundo será realizada em um novo formato, com 48 seleções disputando a taça. Com isso, nas primeiras rodadas do torneio mundial, haverá um grande número de partidas, muito superior ao formato dos últimos anos. Atualmente, são 64 jogos disputados na competição, com a mudança serão 80 no total. O número de estádios e a duração de dias do torneio permanece o mesmo. A confirmação da Fifa foi feita na manhã da terça-feira, dia 10 de janeiro.

 

No Twitter, foi anunciada a decisão do Conselho Fifa, mencionando a existência de 16 grupos de 3 times cada nas novas regras, para distribuir as 48 seleções. Avançam para a fase mata-mata apenas os dois primeiros colocados de cada grupo.

 

Os clubes europeus são contra o novo formato que incha a competição, com muitos jogos em pouco tempo. Para comportar as mudanças, a Fifa modificou a fase de grupos, que anteriormente contava com grupos de 4 times, resultando em 3 jogos para cada seleção. Atualmente, são disputadas 25 partidas no período inicial de 15 dias. Em 2026, serão 60 jogos.

 

A organização vê problemas no campeonato modificado, entre eles o tempo de descanso dos atletas, além da decisão da fase de grupos, com número ímpar de concorrentes. Seria necessário haver disputa de pênaltis para decidir empates, mesmo na fase de grupos. Em vez de considerar critérios de classificação como saldo de gols, por exemplo, haveria a disputa de pontos.

 

Por outro lado, o Mundial trará melhoras no aspecto financeiro e comercial a partir de 2026, com o aumento de 32 seleções para 48. Há a previsão de que a arrecadação aumente em 975 milhões de dólares, somando venda de ingressos, publicidade e direitos de televisão. O gasto estimado seria de 335 milhões de dólares, resultando em um lucro extra de 640 milhões de dólares.

 

Os países da América do Sul terão direito a seis vagas na Copa e uma repescagem, mesmo número das seleções da América do Norte e Central juntas.Os times da Uefa, 16 vagas. Oceania, apenas 1 vaga. Seleções da África devem disputar 9 vagas e 1 repescagem. A Ásia conta com 8 vagas e 1 repescagem. A sede do Mundial será selecionada em 2020. De acordo com informações do site do Globo Esporte, outros formatos para a Copa do Mundo foram avaliados pela Fifa, sendo dois deles com 40 times e dois com 48.