LUNOS NOTA MIL – 77 CANDIDATOS CONSEGUEM ATINGIR A NOTA MÁXIMA DE 1000 PONTOS NA REDAÇÃO DO ENEM

enem

Intermináveis e incontáveis horas de estudo, estratégias e técnicas de aprendizado, dedicação, comprometimento, muito treino e repetição, sem contar todo o estresse e ansiedade. A preparação para a prova do Enem não é nada fácil e exige muito daqueles que buscam bons resultados. Na edição de 2016, 77 inscritos tiveram uma grata surpresa que comprovou que todos seus esforços valeram a pena: alcançaram a nota máxima na redação e somaram 1000 pontos em suas notas.

No ano passado, o Enem, que acabou tendo que ser aplicado em dois dias distintos por uma decisão do Inep, abordou dois temas de redação em suas provas: o primeiro solicitava aos candidatos uma dissertação sobre “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” e, na segunda data, o tema foi sobre “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.

Parte do restrito grupo de “Alunos Nota Mil”, Bruno Henrique Batista Valcácer conta que, na realidade, leitura e escrita sempre foram um desafio para ele. Para driblar essa dificuldade, o piauiense de 17 anos procurou um curso específico em redação, além do curso pré-vestibular e chegava a estudar até sete horas por dia. Para Bruno, outro ponto fundamental para seu sucesso no exame foi o apoio familiar recebido, como relatado ao site G1: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2017/01/tinha-dificuldade-em-leitura-e-escrita-diz-piauiense-nota-mil-no-enem-2016.html.

Outro candidato que alcançou nota máxima na redação, Vinícius Alves vem de origem humilde e estudou em escola pública, sendo cotista e bolsista no Ifes. Vinícius, que formou em um curso técnico em mecânica integrado ao ensino médio, sempre gostou de ler, mas, também precisou adotar diversas táticas para conquistar seu objetivo. O estudante realizou a prova do Enem nos últimos três anos apenas como teste. A intenção era conhecer a metodologia do exame e analisar qual o tempo necessário para a finalização.

Como é impossível prever o tema da redação da prova, a dica é que os candidatos busquem conhecer suas maiores dificuldades e se aprimorar o máximo possível, além de estar sempre antenado aos principais temas polêmicos e de atualidades do Brasil e do mundo. Desta forma, é possível evitar grandes surpresas e o estudante chega preparado para uma boa redação independente da temática abordada.

Na contramão dos 77 talentos que se destacaram ao alcançar a nota máxima na redação do exame de 2016, o número de candidatos que zerou a prova aumentou em relação aos últimos anos e alcançou a marca de 84.236 redações anuladas. Os principais motivos para o insucesso das notas são: fuga à temática proposta, cópia de texto motivador, texto insuficiente e não atendimento ao tipo textual.

Além disso, o número de notas máximas caiu e é o menor registrado nos últimos três anos. Para mais informações sobre o resultado nas redações do Enem 2016, acesse: http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/enem-2016-77-tiraram-nota-maxima-na-redacao/.