Afinal de contas, o nosso Planeta Terra é esférico ou é plano?

Imagem relacionada

Desde que a Internet se tornou mais popular a partir do começo do século XXI, sobretudo com as redes sociais e os dispositivos móveis, umas das “modinhas” difundidas na rede mundial de computadores são as teorias da conspiração.

Segundo a entrada na Wikipédia, uma teoria da conspiração “é uma hipótese explicativa ou especulativa que sugere que duas ou mais pessoas ou uma organização têm tramado para causar ou acobertar, por meio de planejamento secreto e de ação deliberada, uma situação ou evento tipicamente considerado ilegal ou prejudicial”.

Algumas teorias, mesmo que ainda não provadas, até têm um forte embasamento, como a Nova Ordem Mundial. Outras teorias já são mais difíceis de provar, como vida extraterrestre – o que chegou a dar um status pejorativo às teorias da conspiração.

Dentre as tantas teorias circulantes na Internet, uma que está em alta é a da Terra Plana.

O que seria a teoria da Terra Plana?

No conceito da Terra Plana, o planeta não é um globo que gira sobre o seu eixo e ao redor do Sol junto com outros planetas (o heliocentrismo, ou Sistema Solar). A Terra seria como uma pizza e estacionária no Universo, sendo que o Sol, a Lua e as estrelas (o que inclui os planetas conhecidos) giram acima do plano, dentro da área chamada Firmamento. O Firmamento (ou Domo) protege o plano das águas superiores e ações externas. A Terra Plana segue o conceito do geocentrismo.

Por que a Terra Plana está tão popular?

A popularidade da Terra Plana aumentou com adeptos famosos como o jogador de basquete Kyrie Irving e o rapper Bobby Ray Simmons Jr. Também vários sites e canais tem surgido com força nos últimos anos, como os vídeos do Oliver Ibáñez e do Sem Hipocrisia no YouTube.

Mesmo que seja de forma amadora, os terraplanistas tem conseguido provar cientificamente sua teoria, como a falta de curvatura no horizonte e a proximidade do Sol em uma gravação de um balão meteorológico.

A ciência atual consegue refutar a Terra Plana?

Até o presente momento, o planeta no formato esférico continua sendo o oficial e irrefutável modelo com embasamento científico. A NASA sempre está divulgando fotos da Terra, e a Estação Espacial Internacional mostra 24 horas por dia imagens ao vivo do globo terrestre.

Todavia, um ponto negativo das agências espaciais é que quase todas as imagens capturadas do espaço são representações feitas por computador baseadas em dados coletados, nunca imagens in loco. Esta brecha é largamente explorada por aqueles que acreditam na Terra Plana.

Só o tempo revelará a verdade, se a Terra é mesmo um globo ou, por um acaso, ela é

realmente plana.

Fonte: Yahoo Notícias