Conheça as diferenças entre produtos de beleza orgânicos, cruelty-free e veganos

Tem sido cada vez mais comum ver as pessoas procurando maneiras conscientes na forma como vivem o seu dia a dia, e uma dessas maneiras é na busca por produtos ecologicamente corretos, incluindo nisso os produtos de beleza que utilizam. Nos últimos anos, é crescente a  procura por produtos que se encaixam nessa categoria.  E para um produto ser considerado saudável e não agressivo ao meio ambiente, vários fatores são levados em consideração, incluindo o uso de menos elementos químicos na sua composição e a forma como ele é preparado e testado antes de chegar até as lojas.

Sendo assim, entre os produtos ecologicamente corretos, existem três categorias principais, a de produtos veganos, orgânicos e cruelty-free. Porém, esses três tipos de produtos também possuem algumas diferenças entre si, as quais costumam gerar algumas dúvidas entre os consumidores. Tendo isso em mente, listamos a seguir as principais características de cada um deles.

Produtos Orgânicos –  os chamados produtos orgânicos são aqueles feitos inteiramente com elementos naturais, como por exemplo, plantas e flores. Além disso, a maneira como os componentes dos produtos orgânicos são cultivados também é importante, tendo em vista que assim como ocorre com os alimentos orgânicos, eles não tem contato com nenhum tipo de agrotóxico, hormônios, antibióticos, drogas veterinárias ou transgênicos durante as etapas de produção. Porém, vale ressaltar que ser orgânico não significa que esses produtos não tenham ingredientes de origem animal em sua composição, sendo possível ainda que tenham sido feitos testes em animais. Entre as marcas orgânicas, estão a Caudalie, a Cativa Natureza e a Une Vie.

Produtos Veganos –  já os produtos veganos, por sua vez, são considerados os mais ecologicamente amigáveis da lista, tendo em vista que eles são produzidos sem nenhum ingrediente de origem animal. Um ingrediente de origem animal muito comum é a cera de abelha, bastante utilizada na produção de batons de marcas não-veganas. Com o intuito de preservar os animais das explorações e maus-tratos muito presentes nessa indústria, as marcas que fabricam produtos veganos também não realizam nenhum tipo de teste em animais. É possível citar entre as marcas veganas, a inglesa Lush, a Weleda e a Reserva Folio.

Produtos Cruelty-Free –  a tradução para o português, produtos “sem crueldade” já evidencia que esse tipo de produto não realiza testes em animais no seu processo produtivo. Entre as instituições que certificam quais as marcas de cosméticos que são cruelty-free, as mais importantes são a ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e a Leaping Bunny, ambas conhecidas por divulgarem listas com todas as marcas que defendem e adotam essa ideologia. E nessa lista de marcas se encontram O Boticário e a Urban Decay.