Turistas se encantam pelo Pelourinho

Resultado de imagem para pelourinho bahia

A primeira cidade escolhida para ser a capital brasileira, também conhecida como Roma Negra, foi a cidade de Salvador, que surpreende turistas e moradores com a sua história e sua cultura. Segundo dados do Estudo da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, Salvador é o quarta cidade turística do Brasil, ficando atrás somente da grande São Paulo, da cidade do Rio de Janeiro e da capital mineira, Belo Horizonte.

O Pelourinho, que fica na parte histórica de Salvador, continua sendo um dos pontos mais visitados por turistas estrangeiros e nacionais.

A Praça José de Alencar, popularmente chamada de Largo do Pelourinho, é onde se encontra a Fundação Casa de Jorge Amado, local que é referência cultural de Salvador e que se tornou um dos principais cartões postais da cidade.

Toda essa região do Pelourinho é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1984 e foi reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1985, como Patrimônio da Humanidade.

O conhecido bairro do Maciel e o famoso bairro do Pelourinho, ficam na parte histórica de Salvador, onde os turistas podem conhecer as famosas igrejas baianas, como a Catedral Basílica da Sé e a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, além de vários museus, de escolas de música, que oferecem cursos gratuitos, como a do Olodum e da Banda Didá de Salvador, que é a primeira banda de mulheres a tocar samba-reggae no mundo, e conhecer várias lojas de souvenirs. Para aproveitar ainda mais o dia, os turistas podem tirar fotos com baianas e andar pelas ruas estreitas do Pelourinho.

Em Salvador, todos os anos, várias embarcações chegam no porto trazendo milhares de turistas, e muitos deles sobem para apreciar a vista do Elevador Lacerda e aproveitam para conhecer o Pelourinho.

Na área da gastronomia, a cidade apresenta bons restaurantes, vários deles se encontram na Avenida Contorno, na parte histórica do Pelourinho, outros estão localizados na cidade baixa, e existem vários restaurantes também na parte alta da cidade. O turista poderá escolher entre as cozinhas portuguesa, italiana, mediterrânea, natural, brasileira e com certeza, a baiana.

Na praça e em outros largos localizados no Pelourinho, existem sempre shows de várias bandas. No verão, acontecem ensaios de bandas se preparando para tocar no carnaval, se destacando os ensaios do Didá, Cortejo Afro, Olodum, Motumbá, e outras bandas com estilos musicais diferentes como rock, arrocha e axé.

O turista que deseja se hospedar no Pelourinho, pode escolher entre várias opções de pousadas, hotéis comuns e luxuosos, e ainda albergues.

O bar O Cravinho, é uma opção para aqueles que querem uma deliciosa bebida baiana, e está localizado no coração do Pelourinho. Eles vendem várias bebidas feitas com cachaça e o conselho ė ir devagar, porque as bebidas são bem fortes.

Salvador possui várias igrejas católicas, e uma grande parte delas, estão localizadas no Pelourinho, com belezas arquitetônicas  maravilhosas . Reza uma lenda, que em Salvador, existem 365 igrejas, podendo conhecer uma por dia, durante um ano. Na parte histórica, podemos encontrar algumas das mais belas e tradicionais, como a Igreja de São Francisco, também chamada de Igreja do Ouro, conhecida por sua arquitetura e por seu interior rico e belo.