Twitter libera limite de 240 caracteres

Para os usuários que sentiam falta de mais caracteres para se expressar, o Twitter fez o seu serviço. A rede social liberou o limite para 280 caracteres por postagem. Quem antes queria dizer alguma coisa que ultrapassasse esse limite, teria que dividir o tuíte em várias partes. A intenção da empresa a partir desse momento é dar mais espaço para que os usuários possam se expressar de maneira satisfatória o que se sentem e pensam, e isso deverá fazer os usuários se sentirem mais confortáveis para escrever as suas mensagens.

Desde setembro desse ano, a empresa está fazendo alguns testes para o aumento dos caracteres nas publicações no Twitter. Alguns perfis selecionados estavam com essa funcionalidade, entre eles o presidente executivo da rede social, Jack Dorsey.

Por ser conhecida com uma rede social de caracteres limitados por postagem, o Twitter interrompeu uma tradição que existia há anos. Os 140 caracteres fizeram parte da cultura da internet para os usuários. Por ter modificado uma de suas principais características, perfis protestaram contra o aumento desse limite.

Na língua portuguesa, 3,5% dos tuítes atingiram o limite de 140 caracteres, em inglês o número chegou a 9%. Quando estava em sua fase de testes o Twitter constatou que somente 0,2% dos tuítes em português chegaram ao novo limite, na língua inglesa foram 1% dos tuítes.

Os resultados da mudança para a empresa demonstram maior engajamento. O Twitter enviou uma nota afirmando que os usuários que utilizaram o novo limite de 240 caracteres obtiveram um alcance maior na rede social, pois conseguiram mais seguidores e permaneceram mais tempo na rede social.

O avanço da rede social é uma das questões que a empresa mais está atenta, em um número estável de 332 milhões de usuários, o objetivo seria de alcançar mais contas novas. Com 11 anos de criação, nos últimos dois anos foram 20 milhões de usuários novos, um número baixo se considerado os rivais no mercado como o Instagram com um número de chegou a 800 milhões de pessoas em setembro. Para conseguir mais público o aumento do número de caracteres é uma estratégia considerada enérgica que a empresa adotou.